Oracle NetSuite para investidores: o que devemos saber sobre as empresas de capital de risco?

As empresas de capital de risco são formadas por investidores experientes que podem fornecer a uma empresa o capital de que ela precisa para crescer. Então, quando uma empresa quer crescer, ela coloca os seguintes problemas: tenho uma ótima ideia de negócio mas não sei por onde começar a buscar financiamento? Estou hesitante em buscar investimento de uma empresa de capital de risco (VC) porque não tenho certeza de que meu negócio está pronto? Neste artigo, explicaremos algumas dicas para as empresas determinarem se estão prontas ou como uma tecnologia como o NetSuite pode prepará-las para receber investimentos de uma empresa de capital de risco… ou ainda não. 

Entre as muitas opções de financiamento disponíveis para empreendedores com grandes ideias, o financiamento de capital de risco (VC) é um dos mais procurados.

Primeiro, este blog abordará os fundamentos do capital de risco, fornecerá conselhos gerais sobre como saber se é a opção de financiamento certa para um negócio e fornecerá uma visão geral do processo. Também explicaremos os três primeiros níveis de negócios de capital de risco: pré-seed ou startup, seed e first round.

O que é capital de risco?

“São fundos que chegam a uma empresa, geralmente durante o processo de pré-IPO, na forma de investimento e não de empréstimo. Controlados por uma pessoa ou um pequeno grupo conhecido como capitalistas de risco (VCs), esses investimentos exigem um alto taxa de retorno e são garantidos por uma posição de propriedade substancial no negócio.

Se o empreendimento em estágio inicial não for bem-sucedido, existe o risco de os investidores perderem seu dinheiro, razão pela qual as empresas de capital de risco também são chamadas de “capital de risco”.

O capital de risco é financiado por investidores institucionais e privados. 

As empresas de capital de risco adquirem fundos de investidores institucionais, como fundos de pensão, doações universitárias e empresas financeiras, ou de indivíduos com alto patrimônio líquido, como ex-empreendedores ou investidores-anjo. As empresas de capital de risco investem esses fundos em empresas na esperança de obter um retorno significativo.

As empresas de capital de risco investem em troca de capital.

Os investimentos de capital de risco geralmente são feitos em troca de uma participação acionária, ou participação acionária, em uma empresa, em vez de uma simples transação de empréstimo.

Os investimentos de capital de risco devem incluir parcerias de longo prazo entre as empresas e as empresas de capital de risco.

Os capitalistas de risco não apenas “dão dinheiro e vão embora”. Muitas vezes, eles vão querer participar de suas reuniões, ajudar a tomar decisões e fornecer informações sobre como administrar seus negócios. A empresa de capital de risco permanecerá na empresa até que o negócio se torne público ou seja adquirido por uma empresa de private equity ou uma corporação maior… e isso pode levar algum tempo.

O tempo médio de saída para empresas apoiadas por capital de risco dos EUA aumentou para 8,2 anos para ofertas públicas iniciais e 5 anos para aquisições ou recompras. 

Como saber se uma empresa está pronta para o capital de risco?

O momento certo para recorrer a empresas de capital de risco para investimento varia de empresa para empresa. Um parceiro de capital de risco pode ser atraído por apenas uma ideia, mas a maioria das empresas fecha negócios se a empresa tiver três componentes específicos:

  • Uma equipe fundadora
  • Um produto mínimo viável (MVP)
  • Clientes

Também há mais ativos intangíveis do que uma empresa deve ter

  1. : produto tem um valor único?
  2. Seu modelo econômico é atraente? (ou seja, seu modelo de negócios tem uma maneira sólida de ganhar dinheiro?)
  3. Seu negócio é escalável? (ou seja, existe um grande mercado que sua empresa pode atender? Seu modelo de negócios é voltado para gerar receitas de milhões de dólares para a empresa?)
  4. Sua equipe de gerenciamento é capaz de fazer a empresa crescer?
  5. Você tem impulso? (Ou seja, você tem clientes, vendas ou análises iniciais mostrando a adoção do produto ou serviço?

Se a empresa ainda não progrediu o suficiente para atrair capitalistas de risco, uma incubadora de negócios pode ser uma boa primeira parada.)milhão).

1,7

capitalé o canal de financiamento certo para eles e acreditam que seus negócios estão maduros o suficiente para persegui-lo, agora eles precisam entender e se preparar para o processo de financiamento.

Como fundador de uma empresa, você provavelmente seguirá cinco etapas no caminho para o financiamento de capital de risco:

1. Ideia

Em primeiro lugar, você deve ter uma grande ideia de negócio . o negócio. No entanto, como dissemos, nem todas as empresas são adequadas para capital de risco. As empresas de capital de risco investem em certos tipos de empresas, geralmente empresas em estágio inicial que são altamente escaláveis ​​e podem crescer rapidamente, dominar o mercado e abrir o capital por meio de um IPO. Se a empresa quiser dinheiro de um VC, terá que se certificar de que o negócio se encaixa nessa categoria; caso contrário, sua melhor opção é outro tipo de financiamento.

2. Launchpad

Uma apresentação é geralmente o primeiro material de marketing que a empresa mostrará à empresa de capital de risco. As empresas devem apostar preferencialmente na execução dessa etapa em tom caloroso: é a forma como alguém de sua rede apresenta a empresa à firma de VC.

As apresentações em estágio inicial geralmente são baseadas em conceitos e ideias, enquanto as apresentações em estágio posterior devem ser mais complexas e conter indicadores-chave de desempenho, como engajamento, tráfego ou receita.

(Alguns empresários preferem mostrar seus produtos na primeira reunião em vez de uma apresentação. No entanto, se você, como capitalista de risco, mostrar interesse, o próximo passo quase sempre será uma apresentação tradicional ou um plano de negócios.) 

3. Reuniões

Se a empresa quiser garantir seu financiamento, deve dar grande importância às empresas de capital de risco. As empresas de capital de risco estão constantemente recebendo e-mails frios com pitch pitch – é uma maneira potencial de conseguir uma reunião. No entanto, gerará muito mais confiança de que sua rede de contatos está sendo utilizada.

Para encontrar o melhor ajuste, a empresa terá elaborado uma lista de empresas de capital de risco que se encaixam no negócio. Você usará sua rede de contatos para entrar em contato com eles ou fará uma pesquisa fria como último recurso.

Os prazos para conseguir uma reunião são diferentes para cada pessoa. Se você receber uma ideia interessante com conexões diretas com sua rede de empreendedores, é conveniente encerrar as reuniões em poucas semanas. Mas se a empresa não tiver contatos, conseguir uma reunião pode levar muito tempo.

4. Due diligence

Se a primeira reunião com uma empresa for bem, haverá mais reuniões – o número exato varia muito – e uma série de etapas de due diligence antes de você oferecer um acordo com a empresa. De acordo com uma plataforma de investimento de crowdfunding, a maioria das empresas de capital de risco adota uma abordagem de due diligence em fases. A due diligence inclui a revisão da equipe fundadora, do produto, do setor, do mercado-alvo, do poder de ganho do negócio e da viabilidade financeira do negócio.

Independentemente de quão “feito” o negócio pareça, a fase de due diligence é necessária para todas as empresas de capital de risco. A empresa terá tempo para verificar todos os dados relevantes e avaliar os ativos atuais, juntamente com quaisquer riscos potenciais, determinando, em última análise, se o negócio é adequado. 

Da mesma forma, os capitalistas de risco devem garantir que os processos das empresas em que investem sejam seguros e automatizados: o objetivo não é funcionar, mas crescer. Por isso também participam da tomada de decisões sobre a gestão da empresa e a automação de processos. Muitas Startups, por exemplo, costumam conseguir financiamento e – para garantir seu crescimento – são incentivadas a incorporar um ERP para que o controle seja muito mais ágil e mais energia possa ser investida no crescimento. O caso do ERP baseado em nuvem da Oracle NetSuite é especial porque sua implementação funciona com muito mais eficiência por meio de especialistas: seus famosos Solution Providers, como o LatamReady, oferecem um serviço completo e ágil com todo o estudo e “melhores práticas” que a empresa precisa. 

5. Term Sheet

Se uma empresa de capital de risco quiser financiar um negócio, ela enviará à empresa uma folha de termos que descreve os detalhes da transação proposta. A folha de termos é um documento de negociação que ambas as partes devem aceitar. Assim que o termo de compromisso for concluído, a empresa receberá o financiamento.

Essas cinco etapas compõem o processo geral para uma empresa obter financiamento de uma empresa de capital de risco. O financiamento nem sempre é uma linha reta, portanto, as empresas precisam se preparar e perseverar durante o processo. 

Quanto tempo geralmente leva para uma empresa obter um VC?

Muitos empreendedores inteligentes com grandes ideias subestimam quanto tempo levará para arrecadar dinheiro. A maioria acredita que poderá concluir as transações em 90 dias, mas pode levar mais tempo.

6-9 meses geralmente é um período conservador para levantar capital, embora haja uma grande variação entre as empresas.

Nenhuma empresa quer ficar sem dinheiro enquanto constrói seu negócio. Portanto, ao lidar com o processo de financiamento de capital de risco, muito tempo precisa ser calculado.

Os três primeiros níveis de financiamento de capital de risco

Para a maioria das empresas, a primeira interação com uma empresa de capital de risco ocorrerá em seus estágios iniciais de crescimento.financiamento em estágio inicial inclui três subdivisões:

Os capitalistas de risco podem estar envolvidos em qualquer um desses estágios iniciais de um negócio. No entanto, alguns empreendedores obtêm seu capital inicial ou inicial de amigos e familiares, empréstimos comerciais, fontes alternativas de empréstimo ou outros dispositivos de financiamento antes de recorrer a empresas de capital de risco.

Então, o capital de risco ainda é um bom investimento para startups? A resposta é sim, mas não é tão simples quanto receber um cheque: somos muitos capitalistas de risco, mas não somos todos iguais. Alguns investem nos estágios iniciais das empresas, enquanto outros investem nos estágios posteriores do desenvolvimento da empresa. As empresas devem investigar bem. Depois de garantir o financiamento, certifique-se de implementar o Oracle NetSuite em toda a sua empresa para garantir o crescimento. Parceiros de implementação como Latamready (na região da América Latina) permitirão que a empresa gerencie suas finanças e operações de forma eficaz. Com a ajuda do LatamReady, qualquer Startup da América Latina poderá implementar o Oracle NetSuite em seu potencial máximo e poderá focar no que faz de melhor: crescer sua empresa!

A Latamready é um parceiro NetSuite especializado em implementação: especialistas fornecem as “melhores práticas” da indústria, implementam metodologias e técnicas de Gerenciamento de Projetos, tratam dos melhores testes de qualidade como usuários finais, fornecem treinamento e fazem tudo funcionar com integrações. LatamReady é o parceiro NetSuite líder na região da América Latina para VC FIRMs e é um dos provedores de soluções Oracle NetSuite mais experientes do mundo.

Implementação do Oracle NetSuite para empresas de capital de risco na América Latina 

A implementação de um novo ERP na nuvem é uma importante decisão de negócios, portanto, você deve fazê-lo com especialistas que saibam como adaptar o sistema para refletir seu setor e necessidades comerciais exclusivas.

Para empresas que operam e se expandem na América Latina, os líderes claros na implementação do NetSuite são a LatamReady. Desde sua fundação em 2009, a LatamReady cresceu e se tornou a maior e mais experiente equipe NetSuite da América Latina. Hoje, nossa empresa tem mais de 150 funcionários e fez parcerias com sucesso com mais de 400 empresas internacionais.

A implementação completa do NetSuite está agora disponível através do LatamReady no Brasil, México, Colômbia, Chile, Argentina, Peru, Costa Rica, Panamá e Equador e mais países da América Latina.

LaTAMDOJO:implementação da Oracle NetSuite e-Learning

As mudanças do ano passado também transformaram a forma como os novos utilizadores da NetSuite recebem formação básica. As empresas já não precisam de contratar consultores para viajar para países diferentes para supervisionar a formação NetSuite em cada filial. Em vez disso, cada vez mais empresas estão a implementar a sua formação online.

A LatamReady está perfeitamente equipada para fornecer às empresas os serviços de apoio e formação que os utilizadores da NetSuite necessitam. Todos os clientes da LatamReady têm acesso à LatamDojo, que é a nossa plataforma exclusiva de e-learning. LatamDojo contém cursos essenciais de formação online NetSuite em português, espanhol e inglês.

Como plataforma de e-learning baseada na nuvem, os empregados podem aceder ao LatamDojo a partir de qualquer lugar onde tenham uma ligação à Internet, mesmo em casa, e aprender a dominar a NetSuite na sua língua materna.

RECURSOS NETSUITE DA LATAMREADY

Como parceiro número um da NetSuite na América Latina, desenvolvemos uma rede impressionante de recursos do NetSuite, incluindo webinars, demos e muito mais. Além do LatamDojo, algumas de nossas plataformas e recursos NetSuite mais populares incluem:

  • Demonstrações do NetSuite: – as demonstrações detalhadas de nossos especialistas fornecem um guia passo a passo sobre como aproveitar o poder do NetSuite.
  • Blog LatamReady: contém as últimas notícias e dicas sobre o NetSuite na América Latina. Ele é atualizado com frequência, portanto, volte sempre.
  • LatamReady no YouTube: Inscreva-se para nunca perder um novo vídeo sobre o Oracle NetSuite na região da América Latina. Assista de qualquer lugar, até no seu telefone!
  • LatamReady no LinkedIn: conecte-se conosco no LinkedIn para se manter atualizado sobre os últimos desenvolvimentos e ofertas especiais.

Implantar Oracle NetSuite com LatamReady

Sua empresa tem as ferramentas necessárias para se adaptar às mudanças e construir com sucesso para o futuro? Estas são apenas algumas das razões pelas quais você deve fazer parceria com a LatamReady se você quiser expandir seus negócios na Flórida e em toda a América Latina:

  • Com mais de 13 anos de experiência, mais de 150 especialistas da NetSuite e mais de 400 projetos concluídos com sucesso, a LatamReady é a maior e mais experiente equipe de especialistas da NetSuite em toda a América Latina.
  • LatamReady SuiteApp: também temos a ÚNICA solução de conformidade fiscal verificada pela NetSuite que funciona em mais de 18 países da América Latina.
  • A LatamReady oferece um único ponto de contato e apoio para projetos em inglês, espanhol e português.

A implementação completa da NetSuite está agora disponível através da LatamReady no Brasil, México, Colômbia, Chile, Argentina, Peru, Costa Rica, Panamá, Equador e muito mais.

Tagged with: