Vantagens do Cloud ERP vs. o ERP local

Ventajas de un Cloud ERP vs ERP Local

Lembra daqueles telefones antigos em que você pressionava números em mostradores giratórios? Trocar o ERP local da sua empresa por um ERP moderno, baseado em nuvem, é semelhante a trocar de um desses telefones rotativos por um smartphone. Ambos fazem chamadas, mas o smartphone o faz mais rápido, mais inteligente e mais fácil.  Neste artigo, nós lhe oferecemos 4 vantagens do Cloud ERP, como o Oracle NetSuite, sobre o ERP local.

Mas antes de continuar, você sabe o que é um ERP? Um Enterprise Resource Planning, mais conhecido como ERP, é um sistema de software que permite que sua empresa tenha uma gestão integrada e centralizada de seus processos (financeiro, logística, compras, faturamento, RH), racionalizando-os e reduzindo tempo, custos e esforço.

Nos anos 80, o termo Enterprise Resource Planning (ERP) tornou-se um dos termos mais utilizados no mundo dos negócios para software que permitia a gestão de processos desde finanças até o faturamento. O ERP local (on-premise) precisava ser instalado nos servidores da empresa e precisava adquirir seu próprio hardware e designar uma equipe de TI interna para implementá-lo. Um comportamento semelhante ao do telefone rotativo, que tinha que ser instalado em sua casa e não foi possível se mobilizar para fazer chamadas.

Hoje, no entanto, as necessidades pessoais e comerciais evoluíram. A era dos smartphones e dos ERPs em nuvem chegou. De acordo com uma pesquisa recente, 63% das empresas estão agora cientes dos benefícios de migrar para um ERP em nuvem. Um ERP em nuvem é um sistema hospedado na nuvem que não requer instalação local e é acessado via internet. Ela oferece uma abordagem escalável, flexível e econômica. 

Como com um telefone celular, existem diferentes versões um ERP em nuvem, mas a mais comum e a que detalharemos aqui é SaaS (Software as a Service), uma arquitetura multitenant onde o provedor, como Oracle NetSuite Cloud, se encarrega de atualizações. 

Aqui mostramos 4 vantagens pelas quais você deve considerar a possibilidade de mudar seu ERP local para o Cloud ERP. 

1. Uma única fonte de verdade: dados em modo ‘inteligente’

Você já notou que normalmente precisa ter seu smartphone à mão? Seja para ouvir música; fazer pagamentos; ou cronometrar o que você está cozinhando: para cada decisão que tomamos, você precisa confiar em uma única “fonte de verdade”. No nível empresarial, um ERP em nuvem funciona de maneira semelhante, pois é um grande “cérebro” que permite centralizar dados e fluxos de trabalho em uma única fonte de verdade. Tendo informações automatizadas em tempo real, todas as áreas de sua organização, desde TI até RH, podem usá-las para tomar melhores decisões.

Primeiro, o ERP moderno permite integrar seus múltiplos sistemas ERP antigos, aplicações existentes e novas, e até mesmo planilhas desconectadas em um local central na nuvem, com uma estrutura de dados comum e segura. Em segundo lugar, os fluxos de trabalho e relatórios serão automatizados para evitar erros manuais e tarefas repetitivas. 

Lembre-se de que enquanto as pessoas podem executar um pequeno número de comandos em um minuto, a automação tem uma velocidade de microssegundos a milissegundos. Ambos os aspectos, integração e automação, permitirão que dados atualizados e precisos sejam usados ao mesmo tempo por diferentes áreas como, por exemplo, por finanças para reconciliações; por RH para calcular salários e benefícios; por compras para fazer pedidos; por TI para instalar equipamentos e software.  

Assim como um smartphone nos permite gerenciar diferentes aplicações a partir de um único lugar, o Cloud ERP também permite integrar diferentes soluções e aplicações em sua empresa. Por que ter um despertador separado, um walkman ou uma câmera de vídeo se você pode ter tudo em seu telefone celular? Aplique a mesma lógica em sua empresa e unifique todos os seus dados em um ERP, como Oracle NetSuite Cloud, o número 1 na nuvem.   

2. Um sistema ‘easy-to-use’

Se o seu telefone de disco estiver com defeito ou você quiser renová-lo, já imaginou quanto tempo investiria para encontrar um especialista para fazer isso? Por outro lado, reparar ou reformar seu smartphone é muito mais simples e, às vezes, basta assistir a um vídeo tutorial. Uma situação semelhante ocorre com o ERP local versus o ERP em nuvem. Tanto para implementação quanto para atualizações, o cloud ERP é muito mais eficiente em termos de custo e tempo.

Por exemplo, ao contrário de uma implementação de ERP local, que pode levar até 12 meses, o Cloud ERP leva de 3 a 6 meses. Isto porque o fornecedor é responsável pelo software e a implementação é realizada por seus especialistas. Além disso, os custos para sua empresa são menores, pois você não precisa fazer um grande investimento inicial para adquirir hardware e software. 

Además, en Cloud ERP,  es el proveedor quien mantiene las bases de datos, servidores y ejecuta las nuevas actualizaciones del software sin inversión adicional. También, se encarga de que las personalizaciones e integraciones implementadas anteriormente se transfieran automáticamente, con un soporte de primer nivel para resolver imprevistos. 

Além disso, no Cloud ERP, é o fornecedor que mantém os bancos de dados, servidores e executa novas atualizações de software sem investimento adicional. Além disso, garante que as personalizações e integrações implementadas anteriormente sejam transferidas automaticamente, com suporte de primeiro nível para resolver problemas imprevistos. 

Tip: 5 razões para implementar o Cloud ERP no seguinte gráfico

Vantagens do Cloud ERP vs. o ERP local


Na América Latina, o especialista em implementação do Oracle NetSuite Cloud ERP é LatamReady, pois tem mais de 170 especialistas com mais de 13 anos de experiência em implementação para empresas multi-latinas, startups e fintechs na região. São mais de 450 empresas que confiaram na LatamReady para implementá-la. Saiba mais sobre eles aqui. 

3. Um ERP que viaja através das nuvens

Os smartphones se tornaram extensões de nossos corpos e os transportamos para todos os lugares. Eles são companheiros para todas as nossas viagens de negócios e lazer. Da mesma forma, o cloud ERP pode “viajar” e ser facilmente implementado em novas filiais de sua empresa em outros países ou para novas linhas de negócios.

Isto se deve a duas razões: 1) o projeto flexível do Cloud ERP permite aumentar ou diminuir o uso de recursos conforme necessário 2) é menos dispendioso de implementar em diferentes cidades porque é feito remotamente e requer um investimento mínimo em hardware.

Além disso, é uma porta aberta à inovação e à tecnologia de ponta, já que o Cloud ERP, como o Oracle Cloud ERP, tem aprendizado de máquina, inteligência artificial, internet das coisas e análise integrada para prever mudanças e analisar tendências para tomar melhores decisões comerciais. Tudo isso sem ter que alocar pessoal de tecnologia ou infra-estrutura física, como seria o caso de um ERP local. 

4. Hiperconectados das terras mais remotas

De um smartphone você pode acessar qualquer aplicativo ou se comunicar com qualquer pessoa, seja em Machu Picchu ou na pirâmide de Chichen Itza. Com um telefone rotativo, você só pode se comunicar se estiver em casa. Uma comparação semelhante é feita com o ERP na nuvem versus o ERP local

Com o cloud ERP, você pode acessá-lo de qualquer dispositivo (laptops, smartphones ou tablets) e de qualquer local sem a necessidade de uma VPN, como é o caso do ERP local. Desta forma, os funcionários podem ter os dados com o clique de um botão, mesmo que estejam viajando ou fora do horário de trabalho. Também abre a porta para contratar funcionários estrangeiros e fazê-los trabalhar com as mesmas instalações como se estivessem em sua sede. 

Por outro lado, a experiência de usar um ERP na nuvem pode ser muito semelhante à interação que temos com nossos smartphones, e até se complementam. Você pode imaginar que a foto de uma fatura tirada por um telefone celular funciona como entrada para uma solicitação de pagamento? Isso e muito mais é possível com um ERP como Oracle Cloud.

Mudar de um ERP local para um ERP em nuvem é uma mudança tão grande quanto mudar de um telefone rotativo para um smartphone. Agora que você conhece as vantagens do cloud ERP, Você está pensando em dar esse passo e implementá-lo em sua empresa? 

Se assim for, você certamente vai querer implementá-lo pela mão dos melhores especialistas, e o melhor guia para fazê-lo na América Latina é LatamReady!  Na região, a LatamReady é o parceiro número 1 do NetSuite para a implementação do NetSuite Oracle Cloud ERP. Ele lhe garantirá uma experiência de primeira classe para otimizar seus processos financeiros, comerciais, logísticos, de RH, tributários e outros. Saiba mais sobre isso abaixo.

O que diferencia a LatamReady do resto? 

  • Tendo começado a operar desde 2009, temos +13 anos de experiência e +170 especialistas implementando o ERP completo em empresas latino-americanas, tais como multilatinas, startups, fintechs, empresas de TI e agências de marketing. Mais de 450 clientes depositaram sua confiança em nós. 
  • Fornecemos um único ponto de contato e apoio para projetos em inglês, espanhol e português.
  • Temos uma grande rede de recursos para mantê-lo informado sobre as novidades da NetSuite: webinars, demonstrações e nossa plataforma de e-learning: LatamDojo.

LatamDojo: A plataforma de e-learning da LatamReady 

LatamDojo é nossa plataforma exclusiva de aprendizagem on-line para nossos clientes. Aqui você encontrará cursos de treinamento online essenciais do NetSuite em português, espanhol e inglês. Como uma plataforma de aprendizado online baseada na nuvem, os funcionários podem acessar a LatamDojo de qualquer lugar que tenha uma conexão de internet, mesmo em casa, e aprender a dominar o NetSuite em sua língua nativa.

Published by LatamReady: Oracle NetSuite Partner

Founded in 2009, we have over a decade of experience implementing Oracle NetSuite in multiple industries and helping international corporations unlock growth with the LatamReady SuiteApp, an integrated Tax Compliance solution within Oracle NetSuite for 18+ countries in Latin America, including Brazil, Mexico, Colombia, Chile, Peru, Argentina and more!

Leave a Reply

Discover more from LatamReady

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading