Como escolher o ERP ideal para sua organização

5 critérios que você deve considerar para escolher o ERP

Lembra-se quando você comprou seu primeiro carro?  Essa experiência é semelhante quando se define um ERP. Características e tecnologia são apenas alguns dos aspectos a serem levados em conta para saber qual é o sistema ideal para sua organização. Descubra aqui todos os critérios.

Escolher um software ERP é uma das decisões mais importantes que você precisa  tomar para seu negócio.  A unificação e automação de dados bem sucedida, a padronização de processos, bem como a otimização do fluxo de trabalho dentro de uma organização dependerá disso, por exemplo, para melhorar a produtividade e alcançar as metas da empresa.

Mas antes de continuar, você sabe o que é um ERP? Um Enterprise Resource Planning, mais conhecido como ERP, é um sistema de software que permite que sua empresa tenha uma gestão integrada e centralizada de seus processos (financeiro, logística, compras, faturamento, RH), racionalizando-os e reduzindo tempo, custos e esforço.

Fazer uma avaliação minuciosa  para escolher o sistema ideal pode consumir muito tempo. É por isso que no artigo seguinte mostraremos os critérios-chave a serem considerados para determinar o modelo de ERP e o fornecedor correto para sua organização.

1. Características: as soluções oferecidas por um sistema ERP

Você está procurando um carro compacto, pequeno, de cidade, ou um SUV para viagens multidestino? Assim como você explora os componentes de um veículo, saber as características do ERP da empresa será o primeiro grande filtro a ser aplicado ao decidir o que comprar.

Em princípio, um sistema ERP difere de outros tipos de software por oferecer: 

  • Um banco de dados comum que centraliza as informações de diferentes áreas.
  • Uma interface de usuário consistente que permite aos usuários localizar e compreender rapidamente as informações da empresa.
  • Integração de processos de negócios que otimiza os fluxos de trabalho. 
  • Automação de tarefas que libera a equipe da carga operativa  para se concentrar em labores de valor agregado.
  • Análise de dados que combina informações de qualquer parte do negócio e fornece relatórios detalhados.

Soluções de sistema ERP

Como estas características se alinharão com as necessidades do negócio? O Oracle Netsuite ERP tem uma série de módulos para se adequar ao tamanho, operação e tempo do negócio. Estas incluem as seguintes soluções:

  • Finanças: a solução central de um sistema ERP: racionalizando as transações financeiras diárias, reduzindo os tempos de orçamento e previsão, e garantindo o cumprimento do fechamento financeiro.
  • Compras: canaliza ordens de compra para fornecedores aprovados e contratos pré-negociados, centraliza o processo de compras e fornece visibilidade do desempenho do fornecedor e dos gastos por departamento.
  • Manufatura: fornece informações de produção atualizadas, garante que a produção esteja de acordo com a demanda e monitora o volume de produtos em processo e acabados.
  • Gerenciamento de estoque: fornece uma visão em tempo real do estoque em todos os pontos de venda e canais de venda para decidir sobre a liberação de dinheiro e evitar a ruptura de estoque.
  • Gerenciamento de pedidos: gerencia o ciclo de vida de um pedido desde a entrada do pedido e acompanha seu progresso, melhorando o cumprimento e os prazos de entrega.
  • Gerenciamento de armazém: otimiza as operações diárias de armazenagem (recebimento, seleção, embalagem e expedição) com as melhores práticas da indústria, economizando tempo e custos.
  • CRM: acompanha todas as comunicações do cliente, auxilia na gestão de leads e pode melhorar o atendimento ao cliente e aumentar as vendas.
  • Automação de serviços profissionais: Ajuda as organizações a concluir projetos de forma rápida e econômica, gerar faturas com precisão e reduzir os ciclos de contas a receber.
  • Comércio eletrônico: gerencia o back-end e o front-end de lojas on-line.
  • Automação de marketing: permite gerenciar os esforços de marketing através dos canais digitais (e-mail, web e mídias sociais) a fim de aumentar os leads, as vendas e a fidelidade dos clientes.

2. Tecnologia: vantagens do ERP na nuvem

É melhor comprar um carro novo que estará com você por um longo tempo ou um usado com a incerteza de que ele possa quebrar a qualquer momento? Enquanto no caso de um veículo pode ser discutível, no caso de um ERP a resposta é clara: você deve adotar um sistema moderno para permanecer competitivo no mercado.

Oracle NetSuite oferece um ERP baseado em nuvem, o que significa que é um software que está hospedado nos servidores de seu fornecedor de ERP em instalações seguras, com criptografia de última geração e os mais altos padrões de proteção de dados. Dessa forma, sua única tarefa como usuário é fazer login em seu navegador.

Além disso, ao operar sob um sistema multitenant, os usuários compartilham o mesmo software, mas os dados são armazenados individualmente.

Com a tecnologia cloud ERP, uma organização pode encontrar uma gama de benefícios em:

  • Acessibilidade: todos os usuários têm acesso às informações da empresa em tempo real, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.
  • Segurança: Os fornecedores de software investem muito dinheiro para manter os dados da empresa seguros com criptografia de dados de ponta a ponta ou backups.
  • Customização e integração: O ERP baseado em nuvem permite que novos módulos sejam adicionados ao sistema de forma ágil e flexível. Além disso, há uma boa integração com outros produtos da mesma natureza.
  • Escalabilidade: acompanha o crescimento da empresa, seja por escalada própria, fusão ou aquisição. O sistema incorpora e alinha rapidamente novos negócios.
  • Atualizações contínuas: para acompanhar a evolução das necessidades comerciais. Executadas fora do horário comercial normal, as atualizações do fornecedor podem levar apenas 30 minutos. 

3. Orçamento: quanto custa o ERP?

Você explorou as características que se adequam às suas necessidades e à tecnologia. É hora de montar o orçamento que você vai reservar para a compra de seu veículo ERP.

O software de planejamento de recursos empresariais é caro? Em um artigo anterior, nós desmascaramos alguns dos mitos em torno do cloud ERP, incluindo o gasto que uma organização deve fazer para obter o sistema.

A verdade é que não há um preço único para este sistema, pois ele varia de acordo com os módulos exigidos pela empresa. Oracle NetSuite, sendo um ERP baseado em nuvem com um sistema multi-tenant Software as a Service (SaaS), tem custos iniciais mais baixos que os sistemas legados (cerca de 30% menos).

Além disso, ao reduzir os custos administrativos e operacionais, racionalizando os processos e aumentando a eficiência organizacional, as empresas que implementam um sistema de nuvem obtêm um retorno significativo sobre o investimento (ROI). 

De fato, de acordo com a pesquisa do Enterprise Strategy Group (2020), as organizações que empregam tecnologias emergentes, como uma solução de ERP em nuvem, aumentaram sua receita anual 58% mais rapidamente do que aquelas que não investiram na otimização tecnológica.

Enterprise Strategy Group (2020)

Em outras palavras, o custo do ERP pode ser variável, mas o fator constante é o valor que uma empresa deriva da implementação de um. Para avaliar um sistema ERP, uma empresa deve realizar um diagnóstico de seus processos e precisa gerar uma cotação precisa. Se você precisa  de ajuda nesta fase, você pode gerar uma chamada com os especialistas do NetSuite aqui.

 4. Endosso da marca: Oracle NetSuite

A marca, sem dúvida, é outro dos critérios a serem levados em conta na escolha de nosso último modelo ERP. Oracle NetSuite é a solução de gestão empresarial baseada na nuvem para mais de 31.000 organizações em 217 países em todo o mundo.

Graças à sua tecnologia em nuvem, o ERP Netsuite foi projetado para a empresa moderna, permitindo o acesso dos usuários a partir de diferentes dispositivos, com informações sempre atualizadas para a tomada de decisões em tempo real e com um banco de dados unificado destinado a prever cenários e detectar a tempo as oportunidades de melhoria que impulsionaram o desenvolvimento da empresa.

Ele também fornece relatórios e exibe indicadores-chave de desempenho para as diferentes áreas do negócio. Tudo isso através de um sistema flexível que se adapta à empresa mesmo na criação de subsidiárias ou na adoção de novos modelos e unidades de negócios.

5. Soporte: elegir o fornecedor adecuado

A concessionária daquele carro dos sonhos que você escolheu lhe permite testá-lo, oferece informações detalhadas para responder suas perguntas e apoio oportuno durante todo o seu processo de compra e além dele?

Tão importante quanto escolher a marca é escolher o fornecedor certo para nosso sistema de cloud ERP. Para fazer isso, é fundamental saber se o fornecedor do ERP oferece:

  • Uma implementação estruturada em diferentes fases com testes rigorosos para permitir a limpeza e migração adequada dos dados.
  • Apoio e treinamento para a implementação inicial do ERP, operações diárias contínuas e treinamento de funcionários.
  • Um roteiro para acompanhar o crescimento da empresa com novos módulos a serem integrados no sistema adquirido.
  • Experiência no setor com um histórico de sucesso de instalações ERP anteriores no mesmo setor que o envolvimento da empresa e referências de clientes que qualificam o serviço do fornecedor.

No caso do Oracle NetSuite na América Latina, ele é apoiado pelo LatamReady: a equipe líder do NetSuite Solution Providers que atende às necessidades locais de cada um dos países da região.

Porque o LatamReady é a escolha certa para minha empresa? 

Primeiro de tudo porque no LatamReady temos mais de 13 anos de experiência sendo o parceiro nº 1 do Netsuite em toda a região da América Latina, principalmente para startups ou empresas com múltiplas subsidiárias na região. Também somos especializados em empresas de TI, fintechs, agências de marketing, entre outras. 

Hoje, mais de 450 organizações confiam em nós porque fornecemos a nossos clientes uma equipe de mais de 170 especialistas; oferecemos um único ponto de contato e suporte para projetos em inglês, espanhol e português; e fornecemos uma rede de recursos para mantê-lo informado através de webinars, demos, blogs e canais do YouTube. 

LatamDojo: nossa plataforma de e-learning

Finalmente, temos o LatamDojo: nossa plataforma exclusiva de aprendizagem on-line para os clientes. Aqui você encontrará cursos de treinamento online essenciais do NetSuite em português, espanhol e inglês. Como um espaço de aprendizado baseado na nuvem, os funcionários podem acessar o LatamDojo de qualquer lugar com uma conexão de Internet e aprender a dominar o NetSuite em sua língua nativa.

Caminhe no caminho do sucesso com Oracle NetSuite e LatamReady. Agende aqui sua demonstração gratuita:

Published by LatamReady: Oracle NetSuite Latin America

Founded in 2009, we have over a decade of experience implementing Oracle NetSuite in multiple industries and helping international corporations unlock growth with the LatamReady SuiteApp, an integrated Tax Compliance solution within Oracle NetSuite for 18+ countries in Latin America, including Brazil, Mexico, Colombia, Chile, Peru, Argentina and more!

Leave a Reply

%d bloggers like this: