5 módulos-chave do Oracle NetSuite ERP

Conheça 5 módulos-chave do Oracle NetSuite ERP: Finanças, Contabilidade, CRM & Marketing, Supply Chain e Procurement.

Se sua empresa fosse uma pessoa, você pode imaginar o quanto ela cresceria se tivesse todas as inteligências múltiplas propostas por Howard Gardner? Sabemos que esta teoria não se aplica às empresas, mas o NetSuite ERP, também conhecido como Oracle NetSuite ERP, tem módulos diferentes para realmente tornar cada processo em sua empresa ‘mais inteligente’.

Abaixo, explicamos (com vídeos tutoriais incluídos) 5 módulos-chave do Oracle NetSuite Cloud ERP: finanças, contabilidade, CRM, gerenciamento da cadeia de suprimentos e aquisições. Também explicaremos os benefícios de cada um para a área correspondente da sua empresa.

O que é Oracle NetSuite ERP?

É um software de gestão empresarial baseado em nuvem que é utilizado por mais de 31.000 empresas para automatizar seus processos e ter uma visão em tempo real de suas operações. Ele pertence à empresa americana NetSuite. O software também é conhecido como Oracle NetSuite ERP, já que o Oracle adquiriu o NetSuite em 2016. 

O Oracle NetSuite Cloud ERP é baseado na nuvem, por isso é executado em servidores remotos gerenciados por esta empresa. Os usuários têm acesso a ele através de um navegador web, para que possam se conectar e trabalhar de qualquer lugar. Além disso, é um ERP SaaS, pois é vendido por assinatura e funciona em um sistema multi-tenant. Neste sistema, os usuários compartilham a mesma instância de software, mas os dados de cada usuário são armazenados individualmente.

NetSuite ERP – Módulos 

Primeiro, começaremos com os módulos de contabilidade e finanças, que contribuirão para fechamentos, relatórios e projeções mais precisos e rápidos. Se tomarmos o exemplo das múltiplas inteligências, o ‘cérebro’ do ERP é definitivamente altamente desenvolvido em termos de inteligência lógico-matemática. 

Benefícios dos módulos Oracle NetSuite ERP: Finanças, Contabilidade, CRM & Marketing, Supply Chain e Procurement.

Módulo de Contabilidade

Simplifica o registro de transações; gestão de contas a pagar e a receber; relatórios e escrituração contábil; conformidade fiscal; e muito mais. Ele consegue isto através de sua capacidade de automatizar tarefas repetitivas e diferentes funcionalidades, tais como reservas múltiplas, orçamentos contábeis ou segmentos. Desta forma, ele se torna um verdadeiro ERP contábil. 

Por exemplo, com a automação, não será mais preciso tanto tempo para conciliar declarações, lançamentos de diário e eliminar a necessidade de coletar e padronizar dados de outras áreas da empresa. Você será capaz de se concentrar em seu papel estratégico. Além disso, este sistema de software permitirá que você tenha informações em tempo real, para que possa realizar análises mais rápidas. Diga adeus a planilhas, erros de entrada de dados e saldos que não se somam.

Módulo financeiro ERP

Depois que a equipe de contabilidade tiver os dados precisos, agora a equipe financeira começará com projeções e orçamentos. No módulo financeiro, o Oracle NetSuite Cloud ERP lhe permitirá racionalizar os fechamentos financeiros, orçamentos e projeções. Ele melhorará a precisão dessas projeções financeiras e você será capaz de fazer isso de forma contínua com informações em tempo real.

Esta economia de tempo e precisão é devida a várias características deste ERP financeiro. Essas características são automação; a criação de painéis de controle; o uso de KPIs pré-configurados; e a capacidade de modelar facilmente cenários hipotéticos. Assim, você não precisa mais gastar tanto esforço na entrada de dados e manutenção de fórmulas. 

Como a ‘inteligência’ deve ser compartilhada, você pode conectar seus orçamentos e projeções no NetSuite com Excel, PowerPoint e aplicações de CRM adicionais. Mas por que integrar aplicações de terceiros quando você pode ter tudo em um só lugar? O próximo ponto é sobre outro módulo chave deste ERP: o módulo CRM. 

Fato útil. Características do Oracle NetSuite ERP para Contabilidade e Finanças 

El módulo de finanzas agiliza tus procesos financieros y contables: libro mayor, flujo de caja, planificación y presupuesto.
  • General Ledger
  • Fluxo de caixa
  • Contas a receber e a pagar 
  • Gestão tributária 
  • Planejamento e orçamento 
  • Consolidação financeira 
  • Faturamento

ERP com CRM para Vendas e Marketing

NetSuite CRM lhe dá uma visão completa de seus clientes, potenciais clientes e fornecedores. Sua “inteligência” reside na combinação de todas essas funcionalidades.

Em primeiro lugar, automatiza a gestão da força de vendas para conseguir, por exemplo, cotações mais rápidas e mais precisas. Além disso, o módulo CRM ajuda a analisar a rentabilidade de projetos futuros e visualizar os projetos atuais (renovações, saldos, vendas cruzadas) para melhorar as relações com os clientes.

Em segundo lugar, ele permite que suas equipes de marketing tenham uma visão completa do funil de conversão de seus contatos. Ele permite analisar a qualidade e a origem dos contatos, bem como seu estado de atenção. Estes benefícios são alcançados porque este cloud ERP funciona como um banco de dados que armazena todas as informações de seus clientes.

Você pode criar painéis de controle; funis de conversão e atenção; e até mesmo criar segmentações avançadas (micro-segmentação) para realizar campanhas de e-mail marketing. 

Fato útil. Funções ERP com CRM 

El CRM del ERP de NetSuite automatiza el embudo de marketing y la gestión de la fuerza de ventas de tu empresa.
  • Automação da força de vendas
  • Citações 
  • Automação de marketing: relatórios de campanha, páginas de destino, formulários e análise de leads. 
  • Gerenciamento do Serviço de Atendimento ao Cliente

Módulo de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Trabalhar em áreas da cadeia de fornecimento requer um alto nível de desenvolvimento de processos, planejamento e resolução de conflitos. O Oracle NetSuite ERP também tem os ‘smarts’ para otimizar este trabalho. 

Com o módulo de gerenciamento da cadeia de fornecimento, é possível monitorar o fluxo de produtos dos fornecedores através da fabricação até a entrega ao cliente. Graças ao planejamento integrado da demanda, gerenciamento de estoque e análise preditiva, você pode otimizar as estratégias de produção e evitar rupturas de estoque e atrasos na produção. Em vez disso, você pode ter certeza de que os produtos estarão disponíveis nos locais certos na hora certa. 

Fato Útil. Funções para o gerenciamento da cadeia de fornecimento

Módulo NetSuite ERP para Cadena de Suministro
  • Planejamento de abastecimento
  • Planejamento de capacidade 
  • Execução da cadeia de fornecimento

Módulo de Compras ou Compras

O sistema ERP do NetSuite para compras permite que sua área de compras tenha uma gestão centralizada e mais ágil de fornecedores e processos de compras.

Esta visibilidade é possível graças ao fato de que num único painel as diferentes áreas respectivas serão capazes de visualizar as informações correspondentes às aquisições, tais como transações, registros, desempenho do fornecedor e despesas por departamento. Em termos de agilidade, um exemplo é que sua equipe será capaz de vincular as transações de compras com os documentos de registro e faturamento do fornecedor.

Esta visibilidade e agilidade do módulo Procurement do NetSuite ERP terá consequências positivas para o seu negócio. Primeiro, sua empresa e seus fornecedores terão melhor visibilidade das informações. Os gerentes de compras poderão negociar melhores contratos com os fornecedores, tendo informações detalhadas, acessíveis e atualizadas.

Em segundo lugar, você terá um melhor controle de custos. Por exemplo, serão gerados alertas se o valor das ordens de compra não correspondem ao valor das faturas ou se houver aumentos repentinos de preço. 

Fato útil. Características do software de compras NetSuite ERP

  • Gestão da fonte
  • Gestão de compras
  • Gestão de faturas
  • Gestão de fornecedores

Deseja saber mais sobre o Oracle NetSuite Cloud ERP?

Assim como os funcionários de uma empresa têm múltiplas inteligências, os módulos NetSuite ERP também têm diferentes módulos ‘inteligentes’ para melhorar o trabalho de seus funcionários. Se você quiser saber mais sobre as razões para implementá-lo, então leia este artigo. E, se você quiser saber as vantagens de estar hospedado na nuvem, nós o convidamos a ler esta divertida comparação com o ERP no local

Mas o que você pode fazer se quiser ir um pouco mais longe e ver como funcionam os benefícios do NetSuite nas empresas? Uma boa opção é conhecer o LatamReady, o parceiro número 1 para implementar o Oracle NetSuite ERP em toda a América Latina. Você pode agendar imediatamente uma conversa com eles para discutir se o ERP é a melhor solução para suas necessidades e como ele pode ajudar sua empresa. 

¿Qué diferencia a LatamReady del resto? 

  • Tendo começado a operar desde 2009, temos +13 anos de experiência e +170 especialistas implementando o full ERP em empresas latino-americanas, tais como multilatinas, startups, fintechs, empresas de TI e agências de marketing. Mais de 450 clientes depositaram sua confiança em nós. 
  • Fornecemos um único ponto de contato e apoio para projetos em inglês, espanhol e português.
  • Temos uma grande rede de recursos para mantê-lo informado sobre as novidades do NetSuite: webinars, demonstrações e nossa plataforma de e-learning: LatamDojo.

LatamDojo: A plataforma de e-learning da LatamReady 

LatamDojo é nossa plataforma exclusiva de aprendizagem on-line para nossos clientes. Aqui você encontrará cursos de treinamento online essenciais do NetSuite em português, espanhol e inglês. Como uma plataforma de aprendizado online baseada na nuvem, os funcionários podem acessar o LatamDojo de qualquer lugar que tenha uma conexão de internet, mesmo em casa, e aprender a dominar o NetSuite em sua língua nativa.

Email: ola@latamreadyblog

Published by LatamReady: Oracle NetSuite Partner

Founded in 2009, we have over a decade of experience implementing Oracle NetSuite in multiple industries and helping international corporations unlock growth with the LatamReady SuiteApp, an integrated Tax Compliance solution within Oracle NetSuite for 18+ countries in Latin America, including Brazil, Mexico, Colombia, Chile, Peru, Argentina and more!

Leave a Reply

Discover more from LatamReady

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading