
O Oracle NetSuite é um sistema ERP que permite que as empresas aproveitem ao máximo a grande quantidade de informações e dados armazenados. Organizar os dados e ter uma leitura precisa em tempo real é fundamental para tomar decisões com maior impacto.
Neste blog, falaremos sobre as diferentes funcionalidades e benefícios do Oracle NetSuite SuiteSuccess para gerenciar informações e aproveitá-las ao máximo para expandir os negócios com controle e organização. Vamos conhecer todas as ferramentas de Business Intelligence.
Funções
O primeiro passo para uma gestão eficiente é conceder os acessos correspondentes de acordo com a função de cada colaborador em uma empresa.
No caso do Oracle NetSuite, SuiteSuccess permite configurar funções padrão e/ou personalizadas para cada usuário. As funções são permissões e restrições que cada usuário tem para visualizar informações e usar o sistema.
O NetSuite tem funções clássicas de acordo com as funções e cargos em uma empresa, mas o mais interessante são as funções em nível de subsidiária, o que é essencial para empresas com operações em diferentes países.
- Funções clássicas. A suíte tem funções para gerentes (CEO, CFO), para diretores (produto, vendas, marketing), para analistas, entre outras. As permissões podem ser personalizadas; por exemplo, você pode atribuir uma tela ou uma visualização de faturamento diferente entre o funcionário responsável pela revisão e aquele que faz a cobrança.
- Funções de nível subsidiário. Elas concedem permissões para visualizar e analisar os relatórios de determinadas subsidiárias, bem como restringir o acesso a outras. Por exemplo, um CFO global pode ter uma função para visualizar os demonstrativos financeiros de todas as operações, enquanto um gerente de país pode ter uma função para visualizar apenas as operações daquele local.
Portlets
Os portlets do NetSuite são componentes e gráficos para uma visão geral rápida de informações vitais para o nosso trabalho diário.
Existem diferentes Dashboards no Oracle NetSuite SuiteSuccess. Cada dashboard exibe informações em tempo real. Os dados variam de acordo com a função do usuário, bem como com suas permissões e restrições previamente configuradas.
O ERP exibe um grupo de portlets por padrão em cada dashboard, mas o usuário pode personalizar o dashboard adicionando, editando ou removendo portlets. Vamos dar uma olhada em alguns dos portlets essenciais.
Lembretes ou alertas

No NetSuite, você pode gerenciar e visualizar lembretes de tarefas no Home Dashboard. Esse portlet está localizado na coluna esquerda do Dashboard e também pode ser personalizado.
Na imagem acima, você pode ver que há lembretes para pedidos de compra e pedidos de venda a serem faturados. Você também pode visualizar faturas a serem pagas, como pagamentos pendentes a fornecedores.

A vantagem dessa suíte é que ela não apenas mostra o número de documentos, mas quando você clica neles, é direcionado para a tela correspondente para executar a tarefa. Por exemplo, ele o leva diretamente à tela de pagamento para selecionar documentos e executar o processo.
Lembre-se de que você pode personalizar esses alertas de acordo com os indicadores de que precisa.
Portlets de KPI: indicadores-chave de desempe
Esse grupo de portlets exibe KPIs de forma numérica ou visual. Eles podem ser adicionados ao Home Dashboard para acessar as principais informações comerciais na primeira tela. Eles também podem ser personalizados (por exemplo, por períodos de tempo) e, quando você clica neles, são levados ao detalhe do relatório completo, de acordo com o KPI desejado: faturas, pedidos de vendas, leads, entre outros.

Portlet com o KPI. Exibe a figura do KPI.

Medidor de Portlet. Gráfico semicircular que mostra o número real em relação à meta.

Portlet de gráfico de tendências. Para comparar métricas visualmente e por período de tempo.

Portlet de gráfico de tendências. Para comparar métricas visualmente e por período de tempo.
Navegador subsidiário

Para obter a consolidação financeira de todas as suas empresas, você deve primeiro definir a estrutura no Oracle NetSuite SuiteSuccess Subsidiary Hierarchy Navigator. Isso deve refletir a estrutura contábil das várias subsidiárias ou entidades legais de uma organização.
O navegador tem diferentes níveis. No nível superior, você configura a Holding, que pode ser uma empresa real ou uma criada no NetSuite para fins de consolidação. Em um nível inferior, é possível configurar as regiões ou os países onde você opera. Se você tiver empresas diferentes em um país, poderá criar outro nível inferior para que elas sejam agrupadas para consolidação por país.
Você pode configurar uma moeda local ou corporativa para cada subsidiária. O resultado é que as transações são registradas na moeda e na subsidiária relevantes, e é possível filtrar as demonstrações financeiras por subsidiária.
Listas e pesquisas

Lista e pesquisas salvas. Esse portlet exibe uma lista de resultados com base no registro selecionado. Você pode definir o número de resultados que deseja exibir e também pode editar a lista no Dashboard.

Pesquisa rápida. Esse portlet é usado para pesquisar informações de acordo com os critérios ou a palavra-chave selecionados. Por exemplo, a imagem mostra os campos para pesquisar transações.
NetSuite SuiteAnalytics
NetSuite SuiteAnalytics, uma ferramenta que permite às empresas criar relatórios e painéis on-line com todas as informações registradas no Oracle NetSuite SuiteSuccess, desde informações financeiras até comerciais e de vendas. Além disso, se você precisar se conectar a ferramentas externas de visualização de dados, poderá usar o NetSuite SuiteAnalytics Connect.
Workbooks

Na seção Workbooks, podemos selecionar o tipo de visualização: tabelas, tabelas dinâmicas, gráficos. Se escolhermos tabelas dinâmicas, visualizaremos os dados selecionados e filtrados no Dataset, bastando arrastá-los para a área de linhas, colunas e métricas.
Na imagem a seguir, podemos ver como o campo Sales Executive está na área de linhas e, em métricas, colocamos o valor da transação. Ou seja, veremos quanto cada executivo fatura na tabela dinâmica. Caso tenhamos escolhido o formato de gráfico de barras, veremos as mesmas informações, mas em um gráfico.

Cada campo pode ser personalizado em termos de formatação. Por exemplo, se clicarmos nos três pontos no campo Total Amount (Valor total), poderemos classificar os valores do maior para o menor, bem como decidir se queremos converter a moeda, caso tenhamos várias moedas.
Por que implementar o SuiteSuccess com o LatamReady?
LatamReady é o parceiro oficial do Oracle NetSuite SuiteSuccess na América Latina que cuida da implementação do ERP e garante que as empresas cumpram todos os requisitos legais de cada país da região. Com mais de 500 projetos implementados na região e em outros países da América Latina, nossos clientes endossam nosso trabalho com 95% de avaliações 5 estrelas. Além disso, somos indicados anualmente pela NetSuite para o prêmio de melhor provedor de soluções para a América Latina.
Especialistas em implantação do SuiteSuccess no Brasil
O LatamReady é parceiro oficial de implementação do SuiteSuccess (Oracle NetSuite) com mais de 14 anos de experiência em projetos de ERP na América Latina e no mundo. Falo sobre o LatamReady:
- Tem presença local em 7 países da América Latina (México, Colômbia, Brasil, Argentina, Peru, Equador e Chile).
- Já implementou mais de 500 projetos na região.
- Todos os anos é indicado pela NetSuite ao prêmio “Solution Provider of the Year for Latin America”.
- Em licenciamento, oferece o melhor em comparação com o NetSuite e outros provedores de implantação.
- Faça implementações ágeis: a empresa que os contrata vê resultados em menos de 4 meses. Priorize os módulos mais críticos para o negócio.
Fale com LatamReady
Você pode entrar em contato com nossos especialistas pelo e-mail ola@latamready.com ou clicando abaixo sobre o método de contato de sua escolha.

Se você gostaria de agendar uma reunião para nos conhecer, você pode marcar uma hora e data no calendário abaixo. Deixe-nos dizer-lhe: esta videochamada durará 15 minutos e será usada para fazer-lhe perguntas e para que você nos fale sobre as necessidades de sua empresa. Após esta reunião, faremos um diagnóstico interno e entraremos em contato com você para marcar uma reunião mais aprofundada. Marque uma consulta no calendário abaixo.