Oracle NetSuite ERP: vantagens e desafios

As principais vantagens do Oracle NetSuite ERP são seus 20 anos de desenvolvimento na nuvem; seus fluxos de trabalho padronizados; e sua suite unificada Suitesuccess. Além disso, tem fornecedores especializados para implementá-lo à sua medida. Por outro lado, existem desafios para utilizar o ERP com sucesso, tais como migração de dados; treinamento para utilizar o sistema; e a cultura de trabalho da empresa adotante.

Abaixo, discutimos cada um destes aspectos, bem como um pouco de história deste sistema de software. 

História do Oracle NetSuite ERP 

Em 1998, o NetSuite ofereceu o primeiro cloud ERP chamado NetSuite ERP. Foi uma grande revolução nos sistemas de recursos empresariais, pois a maioria das empresas estava usando sistemas on-premise, ou seja, com infra-estrutura e servidores locais da empresa. Em 2006, o Oracle adquiriu o NetSuite e o sistema de software foi renomeado Oracle NetSuite ERP, que agora é considerado o número um na nuvem.

Agora chegamos ao ponto….

Vantagens do Oracle NetSuite ERP

Aqui estão 3 vantagens de implementar o Oracle NetSuite ERP em sua organização.

NetSuite ERP: na nuvem desde o nascimento

Este sistema é um Cloud ERP é baseado na nuvem desde sua criação. Portanto, ela tem um grau de maturidade maior em comparação com produtos que não nasceram na nuvem e têm que migrar para este ambiente. O NetSuite vem desenvolvendo tecnologia na nuvem há mais de 20 anos, o que lhe dá grande apoio e maturidade: o ERP continuará a se desenvolver ao longo dos anos.

Outra vantagem é que, por ser hospedado na nuvem, ele tem um modelo SaaS: os usuários pagam por assinatura para acessar o software. Desta forma, o provedor cuida da hospedagem, manutenção e atualizações do Oracle NetSuite ERP. O usuário não precisa investir nestes aspectos, o que não é o caso de um sistema local, que requer um servidor ou hardware local para ser instalado em cada local da empresa. 

Saiba mais aqui sobre as vantagens do Cloud ERP sobre o On-Premise ERP.

Fluxos de trabalho padronizados

A segunda vantagem é que o NetSuite ERP tem fluxos de trabalho padronizados. Estes são ideais para pequenas e médias empresas que procuram racionalizar seus processos. Se eles gerenciam informações financeiras com muitas planilhas ou livros rápidos, este ERP lhes permite agilizar esta tarefa e fazê-la de forma centralizada. 

Por outro lado, ter fluxos de trabalho padronizados e ferramentas pré-configuradas não impede que o software seja personalizável. Na verdade, você pode implementar personalizações para necessidades específicas sem medo de atualizações que interrompam sua configuração. Alem disso à medida que seu negócio cresce, você pode implementar mais módulos e funcionalidades do Oracle NetSuite ERP.

Suitesuccess: a suite NetSuite unificada

Suitesuccess é uma suite completa que integra ERP, CRM e inteligência empresarial em uma única plataforma. Desta forma, resolve o desafio de ter que recorrer a diferentes modelos, metodologias e códigos personalizados para responder a necessidades comerciais específicas. Pelo contrário, graças à NetSuite Suitesuccess e ao NetSuite ERP, as empresas em crescimento podem gerenciar seus processos a partir de uma única solução de nuvem.

Como já mencionamos, a quarta vantagem é que este ERP tem fornecedores que são especialistas em implementá-lo na América Latina, como a LatamReady. Mas deixaremos este aspecto para o final, depois que você conhecer os desafios. Desta forma, você terá mais clareza sobre como um fornecedor especializado é capaz de superar todos estes desafios.

Desafios

Migração de dados

Quando você começa a trabalhar com Oracle NetSuite ERP, uma das tentações que você pode ter é querer carregar, desde o início, todas as informações históricas de seus sistemas para seu novo ERP na nuvem. Entretanto, lembre-se que mais trabalho não é sinônimo de melhor trabalho. 

Portanto, uma maneira mais inteligente de enfrentar este desafio é dar prioridade a este assunto. Comece carregando as informações essenciais; isto é, as informações que você precisará no primeiro dia de suas operações com NetSuite ERP. Por exemplo, saldos de abertura, fornecedores atuais ou documentos pendentes. Desta forma, você começará a se beneficiar dos recursos do ERP o mais rápido possível.

Processos e políticas internas da empresa

Em uma empresa, pode haver alguma resistência à mudança e à adoção de novas tecnologias. É importante que os funcionários compreendam os benefícios do ERP e se concentrem em tirar o máximo proveito dele. Embora o NetSuite ERP não mude uma cultura de trabalho avessa a mudanças e propensa a erros, irá aumentar a precisão e automatização dos seus processos. Isso permitirá que você gaste menos tempo em processos operacionais e se concentre em otimizar a maneira como suas equipes trabalham.

Treiná-lo no uso do Oracle NetSuite ERP

O treinamento leva à perfeição. Portanto, é importante que os funcionários aprendam os módulos ERP em ordem. Os iniciais podem ser mais tediosos, mas fornecerão a base de conhecimento necessária para tirar o máximo proveito do software.

Com treinamento e aplicação, os funcionários verão como o ERP Netsuite torna seu trabalho mais fácil e rápido. O design intuitivo e fácil de usar da plataforma, aliado às atualizações frequentes do Oracle, irá acelerar a curva de aprendizado.

Otra manera de acelerar dicha curva es aprender de los mejores maestros. Por  ello, existen expertos en implementación del ERP de Oracle NetSuite que, luego de implementar el sistema para sus clientes, incluyen cursos gratuitos de e-learning exclusivos para ellos. Un caso particular es el de la plataforma LatamDojo, que ofrece cursos especializados en NetSuite ERP.

Implementação do ERP

A implementação do NetSuite ERP requer especialistas que entendam as necessidades do seu negócio e depois executem a implementação corretamente. Lembre-se de que é uma tecnologia que será utilizada por diferentes áreas e equipes em toda a sua organização, portanto você precisa de um parceiro que possa garantir um processo de sucesso.

A LatamReady é um parceiro ideal, pois tem mais de 13 anos de experiência na implementação do Oracle NetSuite ERP em empresas de toda a América Latina. Além disso, após a implementação, dá a seus clientes acesso à LatamDojo, uma plataforma de aprendizagem on-line com cursos de treinamento em espanhol, português e inglês. Desta forma, você conseguirá uma curva de aprendizado mais rápida para seus funcionários, algo fundamental como explicamos anteriormente.

O melhor fornecedor de implementação 

Agora que você conhece as vantagens e desafios do NetSuite ERP, talvez você queira saber mais sobre o software. Você pode aprender sobre seus módulos (como contabilidade, finanças, CRM) aqui e também pode ler sobre 4 red flags ou alertas de que sua empresa precisa do NetSuite ERP aqui

Se você quiser ir um passo além e aprender mais sobre como o Oracle NetSuite pode capacitar sua empresa, você tem a opção de ir até os especialistas da LatamReady para analisar seu caso gratuitamente e gerar um plano de ação. Você pode agendar uma conversa ou visitar LatamReady.

O que diferencia a LatamReady do resto? 

  • Tendo começado a operar desde 2009, temos +13 anos de experiência e +170 especialistas implementando o ERP completo em empresas latino-americanas, tais como multilatinas, startups, fintechs, empresas de TI e agências de marketing. Mais de 450 clientes depositaram sua confiança em nós. 
  • Fornecemos um único ponto de contato e apoio para projetos em inglês, espanhol e português

Published by LatamReady: Oracle NetSuite Latin America

Founded in 2009, we have over a decade of experience implementing Oracle NetSuite in multiple industries and helping international corporations unlock growth with the LatamReady SuiteApp, an integrated Tax Compliance solution within Oracle NetSuite for 18+ countries in Latin America, including Brazil, Mexico, Colombia, Chile, Peru, Argentina and more!

Leave a Reply

%d bloggers like this: